domingo, 21 de junho de 2015

Por que insistimos no ex!?

Estou escrevendo este texto e nem sei se realmente vou postá-lo, porque de certa forma ele me expõe muito, ao mesmo tempo permitir que as pessoas percebam que você também é um ser humano é bom, e o que eu penso muito é que se este texto ajudar alguém a refletir sobre a própria situação e superá-la um pouco mais facilmente já vai ter valido a pena.
                Tudo o que vou relatar é baseado no que eu vivi, não to falando de certo e errado, não to julgando nada, só estou expondo a minha percepção.
                Em um determinado momento da minha vida eu terminei um namoro/quase casamento de 9 anos, os motivos não vem ao caso agora, mas eu posso dizer que foram contundentes pra eu querer me separar logo, porém após o baque passar, eu resolvi que queria voltar, mas o meu ex não queria, insisti por muito tempo pouco mais de um ano, acreditando na volta, aceitando cada migalha de atenção, criando muitas esperanças, até que realmente percebi que não aconteceria e resolvi seguir em frente. Como já disse em outro texto, sou extremamente teimosa, cabeça dura mesmo, inflexível, e avessa a mudanças, mas chega uma hora que não da mais.
               Por que a gente não é pratico e pensa: ex se torna ex por muitos motivos, então por que raios a gente insiste nessa relação? Por que insistir numa mesma receita, sendo que os ingredientes continuam os mesmos? Não sei, mas fazia sentido pra mim, como dizem "o coração tem razões que a própria razão desconhece"...
               Bom, finalmente resolvi me desapegar, investir em mim, seguir em frente, me permitir viver coisas novas, foi a melhor coisa que eu fiz...,mas daí eu resolvi começar a me perguntar, por que não decidi desapegar antes?? A resposta parece obvia, não queria aceitar as mudanças que a vida queria impor, mas não é bem por aí...minha terapeuta me explicou o seguinte:
                Quando um relacionamento começa a não dar certo, pessoas como eu fazem de tudo pra tentar fazer com que o castelo de areia não desmorone, mas muitas vezes acabamos só prolongando uma situação que não tem salvação, as vezes algo deu certo por muito tempo, mas as pessoas mudam, e a receita começa a dar errado porque os ingredientes mudaram, os objetivos já não são mais os mesmo, a convivência já não é mais tão boa, mas ficamos apegados ao passado que deu certo, e a sensação de que este relacionamento seria o “até que a morte nos separe”, fechamos os olhos, e continuamos a tentar fazer dar certo...mas geralmente um já não esta mais feliz, não se sente mais completo com a relação (abrindo um parênteses, hj li um texto que tinha uma visão que eu achei interessantíssima sobre isso, dizia que na verdade quando alguém resolve te dar um não, é porque no fundo essa pessoa é um tanto mais inteligente que você por já ver que a relação não tem mais futuro, não é que ela esta acabando com a sua vida, ela esta te fazer não perder tempo com uma coisa que não tem futuro, faz sentido não faz!?), voltando um dos dois não se sente mais completo com a relação, mas daí o outro resolve começar a ultrapassar os próprios limites pelo outro, se anular, se desdobrar pra que o outro não vá embora, fazer tudo pelo outro, “arrancar pedaços de si pra tapar os buracos que o outro sente”, investimos muita energia psíquica para fazer dar certo, e é lógico que não dá, porque o outro não fica completo com o seu pedaço, você também fica incompleto e desfigurado, pois abrimos mão de muitas coisas da nossa personalidade as vezes pelo outro, e mesmo assim acaba.
                Dai você aceita de boa e segue em frente?
                Não NE?! Sabe por que?
                Por que não aceitamos o fato de que investimos tanto tempo e energia numa coisa que não deu certo, a gente não admite ter errado na escolha da “pessoal especial” ,  e continuamos a fazer das tripas coração para que aquilo com que por vezes tanto sonhamos se realize, porém, sonhos de relacionamentos são muito mais complexos que sonhos normais, porque não dependem apenas de você, é preciso de uma pessoa tão apaixonada e disposta quanto você pra dar certo, essa é a verdade, quando você está na ilusão de que a pessoa vai mudar mais cedo ou mais tarde e vai dar certo, ou que você vai mudar pra fazer dar certo, percebe o quanto esse pensamento é sem sentido?! Mas pra mim isso também já fez muito sentido... Logo depois do término a gente entra na fase de achar um culpado, e quando você quer ainda, você se torna o culpado de tudo ,mesmo que você e a torcida do Corinthians saiba que a culpa não é sua, você se mune de muitos argumentos pra se colocar na posição de que o culpado por não ter dado certo foi você, e segundo o tapa na cara da minha terapeuta, isso é uma forma de se colocar numa situação de poder, em que se você foi capaz de fazer acabar, você é capaz de fazer dar certo, mais uma ilusão.
                A gente insiste por que não aceita que arrancamos pedaços nossos pra dar pra outra pessoa, e ela vai levar embora nossos pedaços, chega um momento em que você nem quer mais que o relacionamento dê certo por si só, no fundo você tá investindo por orgulho, de não admitir que escolheu e investiu errado, que só queremos nossos pedaços de volta, mas o que foi dado não volta, energia que foi insvestida não volta, o único jeito é você começar a investir em si mesmo e curar as lacunas deixadas pelos pedaços que arrancamos.
                Aprender a dar pro outro apenas o que nos transborda, e estar com alguém que transborde e te de algo que te completa, pra ser dois inteiros que caminham juntos, nada disso de metade da laranja, você tem que ser um inteiro ao lado de outro inteiro que decidem rolar juntos por aí.
                Enxergar que se foi bom, se deu certo por um tempo, te trouxe alegria e crescimento, valeu a pena! Porque cada relacionamento que dá errado te prepara pro que vai dar muito certo no futuro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário