domingo, 21 de junho de 2015

Medo da mudança

Nossa, pra eu estar escrevendo sobre esse assunto quer dizer que realmente muita água passou por debaixo desta ponte RS... Recentemente uma pessoa muito iluminada me pontuou uma coisa, ela me disse: “você é tão resistente a mudanças, mas tão resistente que Deus sentiu a necessidade de mudar todo o seu contexto de vida, família, relacionamento, trabalho, casa, tudo pra enfim você resolvesse mudar”, e que só agora eu realmente estava aceitando essas mudanças.            
Mas vou te contar uma coisa, sabe qual foi o meu maior erro? Recentemente eu até postei no meu facebook “O maior erro de qualquer aprendiz é pensar que já saiba de qualquer coisa”, e batata, eu sempre me vi como uma pessoa que super aceitava as mudanças que a vida trás e tal, ilusão minha, porque a verdade é que entre entender, compreender, e interiorizar (aceitar), existem abismos enoooormes, e a gente acha que porque entendeu aceita, as vezes o consciente aceita, mas o inconsciente não, e no final das contas que manda é essa pessoinha que tem vontade própria dentro da gente RS...Eu achando que era do tipo que abraçava mudanças, quando na verdade o meu inconsciente fazia de tudo pra eu não aceitá-las e isso me causou muuuuuito sofrimento que teria sido evitado se eu simplesmente tivesse aceito antes, e seguido em frente, mas assim como eu digo pros meus alunos, simples não tem nada a ver com fácil. E quando dizem que a gente aprende muito mais na dor que no amor é a mais pura verdade. Sofri muito nos últimos dois anos, mas também aprendi muito, graças a Deus amadureci bastante, sou muito mais forte, livre, feliz e bem resolvida, continuo tentando ser melhor a cada dia, agora com um olhar muito mais humilde diante da vida, de que não sei nada, e tento aceitar o que a vida impõe, resiliência é uma palavra e um adjetivo novo que estou buscando na minha vida, não reagir, não me abalar, aceitar...
                Eu tive tanto medo da mudança, do desconhecido, que me impedi viver tantas coisas boas que acabaram acontecendo depois que eu aceitei a mudança, é preciso ter fé e uma boa dose de coragem pra acreditar que Deus está preparando algo melhor do você tinha antes, que no fim realmente tudo dará certo, mesmo que nunca você veja o sentido, sempre tudo que acontece é o melhor pra você ( e essa declaração vem de uma pessoa que perdeu a mãe, que era a sua base de tudo, e um relacionamento de 9 anos, em questão de dois anos), hoje já aceitei, e resignifiquei tudo o que me aconteceu, sei que não seria quem sou se tudo isso não me tivesse acontecido, estamos aqui pra aprender e evoluir, é nisso que eu acredito, e tudo que passei era necessário. Quem sabe agora que sou um pouco menos cabeça dura, as pedradas não sejam mais leves...rs...
                Já li em algum lugar e pra mim fez muito sentido, nós temos um roteiro de vida (plano de Deus, contrato, karma, seja lá como você queira chamar), que são coisas que temos que viver, e aprender durante a nossa existência, nós temos o livre arbítrio de não seguir este roteiro, porém a vida cobra a conta, e cada vez mais tudo se torna difícil, é como nadar contra a corrente, as coisas começam a dar errado e a gente não entende o por que, mesmo fazendo tudo “certo”, sendo pessoas boas e honestas, parece que não flui, daí a vida bate de leve, depois ela empurra mais forte, até que a vida te atropela e te joga pro caminho certo a força, foi meio o que aconteceu comigo. Observe se isso não esta acontecendo com você e reavalie o que você pode mudar, não deixe chegar ao ponto de ser atropelado, porque dói bem mais...rs
Aceitação é uma das coisas mais libertadoras da vida, a partir do momento que aceitamos determinadas coisas, ao invés de nos revoltarmos, e por muitas vezes ficarmos ruminando algo que não se resolverá, que apenas te fará perder tempo e energia, a vida começa a fluir.
Outra coisa poderosa é resignificar, encontrar o sentido positivo de tudo “de ruim” que te aconteceu, e guardar com carinho no lugar certo dentro do seu coração, isso também é libertador, diminui muito os pesos que carregamos.

Não to falando que nenhum dos dois é fácil, só to falando que são parte importante de vida mais leve e feliz.

Um comentário:

  1. Poxa Andresa... passa-se por um turbilhão de emoções durante esse processo de mudança. Torço sempre por você e é como você disse, é preciso tirar o melhor de tudo que acontece conosco para que possamos superar e evoluir! Força sempre! e que seja sonora em todo momento. Um abraço, Rose.

    ResponderExcluir